Inicial
Downloads
Vídeos
Notícias
Fórum
Fotos
Login
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Cadastre-se agora.
Main Menu


Notícias da CEC : PROJETO: “Organizando as Idéias – um pensar Filosófico”
Enviado por ronaldo em 16/04/2014 14:00:00 (49 leituras) Notcias do mesmo autor

Este projeto surgiu diante a leitura do Livro de Silvio Wonsovicz – Pensar Lógica + mente”, onde em sua Primeira Unidade tem como tema - As Idéias Precisam Estar Organizadas – então, buscando cultivar os alunos a experiência de Investigação Filosófica, compartilhada e do diálogo cooperativo com respeito, responsabilidade despertando o interesse no estudo e na pesquisa, utilizando a Filosofia – Um Pensar Lógica + mente como força motriz do trabalho.

O projeto tem como justificativa

dar continuidade à investigação sobre o bom pensar, ou seja, sua organização lógica, na confecção de propagandas/vídeos onde a argumentação exige do pensamento humano um pensar logicamente correto. Com isto, terão de entender e separar o principal do secundário; selecionar as formas de demonstração dos raciocínios verdadeiros e não aceitar os raciocínios falsos.

Através das explicações em sala de aula a cerca da Organização das Idéias, faz-se necessário: pesquisas, análises, discussões e reflexões; acreditar em seu potencial de organização despertar as habilidades e desenvolver um produto que possua uma argumentação correta e precisa.

PROCEDIMENTOS:

1. Explanação sobre o Pensar Lógica + mente

2. Problematizar com questões do tipo: Como surgem as idéias?

3. Desafiá-los na construção de uma propaganda/venda de um produto

4. Confecção do produto em questão na forma de vídeo/áudio de no máximo 2 min.

AÇÕES:

A apresentação dos trabalhos aos colegas de sala mostra a clareza do pensamento lógico, hábito de arranjar suas idéias numa forma acessível e ordenada tornando assim a Investigação Filosófica um pensamento utilizado no dia a dia, em outras palavras todos temos um pensamento lógico quando percebemos as coisas, a organização, o desempenho de algo.

A partir do projeto do professor André de Filosofia do Ensino Fundamental, a professora Bete Bodelão do 3ºano , fundamental I aproveitou o experimento do “ Ar Condicionado Caseiro” dos alunos Caike dos Santos Ferreira e Guilherme Goes Rossetto do 7ºano B para apresentar aos seus alunos, que estão estudando sobre a investigação científica, e puderam desvendar todos os passos da criação de um novo experimento científico, com exemplo dos próprios colegas.

para ver mais fotos clique aqui!

Avaliao: 0.00 (0 votos) - Avalie esta notcia -