Inicial
Downloads
Vídeos
Notícias
Fórum
Fotos
Bate-papo

Provas

Contato



Navegando neste Tópico:   1 usuários anônimos





#1 Teatro e a cultura moderna
fabio Enviado em: _JulMon_2008EAMRJul+00001UTC03MonAM2008
Diante de um mundo marcado pela informatização, pela mercantilização da cultura, que PAPEL cabe a uma atividade antes de mais nada artesanal como o teatro? Em face de veículos que são capazes de transmitir imagens em frações de segundos e em escala mundial, será que o teatro estaria fadado a tornar-se uma arte de poucos e a perder sua função como forma de criação artística e de reflexão crítica?

Anexar arquivo:


doc AMOR COM AMOR SE PAGA.doc Tamanho: 40.00 KB; Acessos: 197


#2 Re: Teatro e a cultura moderna
maah Enviado em: _JulWed_2008EPMRJul+00003UTC18WedPM2008
O Teatro é um importante auxílio cultural. Ele tenta atingir as diferentes camadas sociais, porém não com a mesma qualidade. O Teatro Profissional está limitado apenas para as camadas superiores, devido ao custo. Não que não haja profissionais que realizam projetos e que se apresentem gratuitamente, mas é que essa quantia é muito pequena. Além do mais, peças teatrais de boa qualidade são mais encontradas em grandes cidades, dificilmente vemos isso no interior. A peça teatral meche com o nosso imaginário e é algo relativamente muito importante para nosso conhecimento e bagagem culturais. Pode haver uma perda de interesse por ele, devido ao avanço tecnológico, mas é impossível que o teatro se extingue. O importante é dar maior valor a tal e fazer com que este esteja mais palpável para todos, assim atingindo um público maior e dando seguimento a esta arte milenar.

Anexar arquivo:



jpg  teatro.jpg (9.35 KB)
68_4890b235e5e81.jpg 176X166 px


#3 Re: Teatro e a cultura moderna
fabio Enviado em: _JulWed_2008EPMRJul+00003UTC18WedPM2008
Citando:

Mayara Amaral Leme escreveu:
O importante é dar maior valor a tal e fazer com que este esteja mais palpável para todos, assim atingindo um público maior e dando seguimento a esta arte milenar.


Nesse sentido, Mayara, o maior valor deve vir dos órgãos governamentais. Já existem leis que garantem vantagens fiscais a empresas que patrocinam o teatro, mas não houve ainda uma séria preocupação de que isso significasse uma democratização da arte dramática. Sugestão: pesquise sobre essas leis!


#4 Re: Teatro e a cultura moderna
maah Enviado em: _JulWed_2008EPMRJul+00003UTC19WedPM2008
Realmente há leis desse genêro sim. Há até sites que ajudam os investidores, um exemplo é o InvesTeatro. O site ajuda e retira qualquer dúvida para os interessados a investir nessa àrea.


#5 Re: Teatro e a cultura moderna
fabio Enviado em: _JulThu_2008EPMRJul+00004UTC14ThuPM2008
Muito bem, Mayara. O site que você indicou é realmente um ótimo exemplo. Ele é baiano, envolvendo na maior parte projetos daquele estado, mas apresenta informações sobre a Lei Federal de Incentivo à Cultura – 8313/91 (também chamada de Lei Rouanet) – que desconta parte do valor investido em cultura do Imposto de Renda da empresa. Essa lei está sendo reformulada, como pode-se conferir na notícia do site da Associação Brasileira de Encadernação e Restauro. Outra dica é o site Mais Cultura. Abraços.


#6 Re: Teatro e a cultura moderna
maah Enviado em: _JulThu_2008EPMRJul+00004UTC16ThuPM2008
Eu visitei o site e li a reportagem sobre a reformulação da Lei Rouanet. Achei algo interessante na reportagem:<i> “A Lei Rouanet reforça certas disparidades, viabiliza atividades culturais que têm relação com a parcela da sociedade que tem poder aquisitivo e não se interessa pela que não tem. É um mecanismo positivo, canalizou no ano passado R$ 1 bilhão para atividades culturais, mas não é capaz de substituir toda a política pública de cultura num país democrático e republicano como é o Brasil”, disse Ferreira.</i><br />Acabei concordando com Ferreira e apoio a reformulação da lei, pois o objetivo é atingir todas as classes sociais e por ser um projeto cultural, as camadas mais baixas deveriam ser as mais visadas. Além do mais os projetos deveriam atingir cidades interioranas e não só as capitais.


#7 Re: Teatro e a cultura moderna
Mariana Enviado em: _JulThu_2008EPMRJul+00004UTC17ThuPM2008
O teatro, justamente por ser uma atividade artesanal tem como principal atrativo o fato da proximidade com o público, logo percebe-se mais emoção na encenação comparado com novelas, filmes, etc. Mas infelizmente ele não é acessível para todas as pessoas, pois as peças (principalmente as profissionais) não são de um custo muito barato. Sendo assim, concordo com a Mayara, quando diz que tem que ser feito algo, para que assim o teatro possa chegar a todas as pessoas, de todas as classes sociais, pois ele nao pode cair no esquecimento das pessoas.


#8 Re: Teatro e a cultura moderna
fabio Enviado em: _AugSun_2008EAMRAug+00007UTC03SunAM2008
É isso aí, Mariana. Só não acredito que essa arte possa cair no esquecimento um dia, pois ainda que não haja tanto incentivo, há sempre muitas pessoas lutando por ela. Nosso trabalho em sala de aula, no que diz respeito a estudar um pouco da história do teatro e discutirmos nesse fórum é também uma maneira de colaborar na preservação dessa cultura. Pense nisso e estimule seus colegas a aquecerem essa conversa. Abraços!


#9 Re: Teatro e a cultura moderna
Amanda Enviado em: _AugMon_2008EAMRAug+00001UTC01MonAM2008
O papel do teatro é levar cultura para diferentes classes sociais, mesmo que ainda a maioria das pessoas que vão ao teatro sejam aquelas de poder aquisitivo alto, existem projetos que se preocupam com as camadas mais baixas,como por exemplo aquele projeto do estado da Bahia que a Mayara citou.Para que esses projetos cresçam é preciso um maior incentivo do governo, e mais empresas patrocinando.Seria muito difícil que o teatro perdesse sua função como forma de reflexão crítica, na relação palco e platéia os atores através de suas encenações fazem o público a, cada apresentação, refletir sobre contextos sociais, econômicos e culturais.


#10 Re: Teatro e a cultura moderna
fabio Enviado em: _AugThu_2008EPMRAug+00004UTC22ThuPM2008
Citando:

Amanda W.F escreveu:
O papel do teatro é levar cultura para diferentes classes sociais, [...] é preciso um maior incentivo do governo, e mais empresas patrocinando. Seria muito difícil que o teatro perdesse sua função como forma de reflexão crítica, na relação palco e platéia os atores através de suas encenações fazem o público a, cada apresentação, refletir sobre contextos sociais, econômicos e culturais.


É isso mesmo, Amanda, o teatro cumpre um importante papel de reflexão crítica. Um exemplo disso é o teatro Opinião, que no período da ditadura militar no Brasil refletia a tomada de posição de muitos intelectuais da época. Veja essas duas matérias disponíveis na internet e depois faça seu comentário: A metacrítica e Teatro e ditadura militar.
Abraços!


#11 Re: Teatro e a cultura moderna
Madah Enviado em: _AugFri_2008EPMRAug+00005UTC22FriPM2008
O teatro jamais estaria fadado a tornar-se uma arte de poucos, é uma representação da vida real com o objetivo de apresentar uma situação e despertar sentimentos no público.Faz um elo entre a sensação e a emoção, e entende o ser humano como pessoa que chora, que ri e vibra com a vida.Com suas diversas formas de se manifestar (teatro infantil, de feira, invisível, de rua, fantoches, sombra, lambe-lambe) não poderia extinguir-se. Ao longo da história o teatro sofreu diversas modificações no seu desenvolver, com seu ápice nas antigas civilizações onde era símbolo cultural, passou por muitos problemas com a censura do regime militar, e nunca perdeu forças. Acredito que a tecnologia com transmissão de imagens em fração de segundos não irá abalar esta atividade artesanal, há todo um trabalho em cima do palco que emite para platéia (ao vivo) o que nas telas seria impossível criar.


#12 Re: À Amanda Pareja
fabio Enviado em: _SepSun_2008EPMRSep+00007UTC19SunPM2008
Citando:

Amanda Pareja escreveu:
O teatro [...] faz um elo entre a sensação e a emoção, e entende o ser humano como pessoa que chora, que ri e vibra com a vida. [...] Acredito que a tecnologia com transmissão de imagens em fração de segundos não irá abalar esta atividade artesanal, há todo um trabalho em cima do palco que emite para platéia (ao vivo) o que nas telas seria impossível criar.


Excelente! Uma resposta de quem revela um conhecimento sob palavras apaixonadas!


#13 Re: O Teatro e a cultura moderna
fabiorossetto Enviado em: _OctFri_2008EPMROct+00005UTC16FriPM2008
o teatro tem que ser mais valorizado pelas pessoas
ele nos destrai
nos tinhamos que parar com a comodidade de assistir tudo pela tv começar a frequentar mais teatros
o governo tem que ajudar os autores a apresentar mais pecas nas periferias, escolas publicas para que todas as pessoas pobre ou rica consiga ter contato com essa arte


#14 Re: Teatro e a cultura moderna
fabiorossetto Enviado em: _OctFri_2008EPMROct+00005UTC16FriPM2008
Citando:

Amanda W.F escreveu:
O papel do teatro é levar cultura para diferentes classes sociais, mesmo que ainda a maioria das pessoas que vão ao teatro sejam aquelas de poder aquisitivo alto, existem projetos que se preocupam com as camadas mais baixas,como por exemplo aquele projeto do estado da Bahia que a Mayara citou.Para que esses projetos cresçam é preciso um maior incentivo do governo, e mais empresas patrocinando.Seria muito difícil que o teatro perdesse sua função como forma de reflexão crítica, na relação palco e platéia os atores através de suas encenações fazem o público a, cada apresentação, refletir sobre contextos sociais, econômicos e culturais.





Eu concordo com a WF o governo tem que ajudar mais esses projetos para que eles crescam e ampliem suas apresentacoes , podendo assim se tornar ate escolas de teatros para as pessoas com poder aquisitivop menor


#15 Re: Teatro e a cultura moderna
fabiorossetto Enviado em: _OctFri_2008EPMROct+00005UTC16FriPM2008
Citando:

Mariana Bodelão escreveu:
O teatro, justamente por ser uma atividade artesanal tem como principal atrativo o fato da proximidade com o público, logo percebe-se mais emoção na encenação comparado com novelas, filmes, etc. Mas infelizmente ele não é acessível para todas as pessoas, pois as peças (principalmente as profissionais) não são de um custo muito barato. Sendo assim, concordo com a Mayara, quando diz que tem que ser feito algo, para que assim o teatro possa chegar a todas as pessoas, de todas as classes sociais, pois ele nao pode cair no esquecimento das pessoas.


é mesmo no teatro a emoçao é muito maior que na tv , pelo simplese voce ver a pessoa chorar ,rir ,dar gargalhadas na sua frente vo ce cria um laco de emocao com o autor que voce nao consegue ficar destraido


#16 Re: A Fábio Rosseto
fabio Enviado em: _OctMon_2008EPMROct+00001UTC13MonPM2008
Citando:

fabio rossetto escreveu:
o teatro tem que ser mais valorizado pelas pessoas
ele nos destrai
nos tinhamos que parar com a comodidade de assistir tudo pela tv começar a frequentar mais teatros
o governo tem que ajudar os autores a apresentar mais pecas nas periferias, escolas publicas para que todas as pessoas pobre ou rica consiga ter contato com essa arte


Bom, Fábio, primeiramente sugiro que edite sua mensagem, fazendo algumas correções ortográficas e gramaticais, como acentuação e concordância ("todas as pessoas pobres ou ricas consigam").
Depois, reveja sua resposta para verificar se a pergunta-tópico foi realmente contemplada. Posso lhe fazer alguns questionamentos: O que nos faria ir mais ao teatro? Isso (não ir) é um problema apenas das pessoas das periferias e escolas públicas? Como o teatro vai enfrentar a concorrência de formas de laser muito mais dinâmicas e modernas, como a tv e o cinema?
Pense nisso para reelaborar sua resposta.
Abraços!


#17 Re: A Fábio Rosseto
fabio Enviado em: _OctMon_2008EPMROct+00001UTC13MonPM2008
Citando:

fabio rossetto escreveu:
Eu concordo com a WF o governo tem que ajudar mais esses projetos para que eles crescam e ampliem suas apresentacoes , podendo assim se tornar ate escolas de teatros para as pessoas com poder aquisitivop menor

Fábio, sugiro que você visite os links indicados pela Mayara e outros, para conhecer um pouco dos projetos e leis que já existem para manter o teatro como arte popular.
Outra coisa, fórum é um espaço na internet para discussões de assuntos variados. A linguagem (mais ou menos formal) é muitas vezes determinada pelo tema e pelo grupo de pessoas que participam da discussão. Assim, existem fóruns com linguagem totalmente informal ("internetês"), como os de jogos; mas há outros em que a linguagem estabelecida entre os usuários é mais formal, como é o nosso caso, porque discutimos um assunto "culto" (digamos assim) num âmbito de uma atividade escolar de Língua Portuguesa. Por essa razão, não cabe a linguagem informal usual de outros ambientes a internet, como Orkut, MSN, Blogs etc.
Pense nisso!







Responder
_MD_ACCOUNT*
_MD_NAME   _MD_PASSWORD    
Mensagem:*


Você não pode iniciar um novo tópico.
Você pode ver os tópicos.
Você não pode responder.
Você não pode editar.
Você não pode excluir mensagens.
Você não pode incluir votações.
Você não pode votar.
Você não pode anexar arquivos.
Você não pode enviar mensagens sem aprovação.

[Pesquisa Avançada]